terça-feira, 27 de abril de 2010

A chamada de Deus

Eliseu, homem de Deus

Em 1 Reis 19: 19-21 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Elizeu foi chamado quando trabalhava, ajudando os pais como vaqueiro. Deus não chama desocupados para o trabalho, Ele chama e Ele mesmo capacita para a obra. Temos em Elizeu um exemplo de trabalhador, Homem com laços profundos com a família, honrava seus pais “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei”. Homem de palavra, pois prometeu que voltaria e seguiria a Elias e, assim o fez.

Elizeu representa muitos que hoje se encontram no esquecimento, lavrando a terra, trabalhando sem que ninguém o conheça. Porém Deus conhece os Seus e Ele está chamando para a seara.
 
Um outro exemplo de chamado daqueles que estão esquecidos ou no ostracismo é o chamado da Profetiza Hulda em II Reis 22:11-14 “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide, e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram”

Hulda morava na cidade baixa de Jerusalém e, os da cidade alta ou os poderosos, ou aqueles socialmente bem posicionados não conheciam dos mistérios de Deus, mas existia uma mulher chamada Hulda que embora esquecida pelos homens não foi esquecida pelo Senhor.

A Bíblia nos mostra vária chamados de homens e mulheres na trajetória de redenção do homem para com o Criador Lembremo-nos de que Gedeão malhava o trigo, Amós era boieiro, Pedro era pescador e outros exemplos se poderiam dar de gente ocupada que foi chamada para servir a Deus.

Perante tal chamada, Eliseu "tomou a junta de bois e os matou, e com os aparelhos cozeu as carnes e as deu ao povo, e comeram" (I Reis19: 21). Assim mostrou que jamais voltaria atrás. Não podemos seguir exemplos daqueles que olharam para trás e deixaram de servir ao Senhor. A mulher de Ló (Gn 19:26 “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”, Demas, auxiliar do Apóstolo Paulo preferiu seguir o mundo e abandonou a obra (II Timóteo 4:10 “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia”. Seguir ao Senhor requer obediência, fidelidade, disposição, bom ânimo para lutar. Deus está te chamando para estar junto com Ele nesta batalha, aliste-se logo ao exercito de Deus.

Eliseu passou imediatamente a seguir Elias, servindo-o (I Reis,19:21 “Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia”. Elizeu não questionou, ele apenas disse “eis-me aqui!” O mesmo se passou entre Moisés e Josué, Josué servia a Moisés (Êxodo 24:13 “E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.

Elizeu o Homem de Deus

Eliseu foi chamado cerca de 30 vezes o "Homem de Deus". Que bênção foi este profeta para tantos em particular, e para toda a nação de Israel! Se você tem um chamado para servir a Deus, primeiro você tem que ser conhecido como homem ou mulher de Deus. Jesus diz na sua Palavra que os sinais nos seguiriam, sinais de milagres, curas, de pessoas sendo libertas, salvas através do Nome de Jesus. O ministério de Elizeu não foi diferente.


II Reis. 2:19-21 As águas na cidade de Jericó foram saradas. E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril. E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.

Jesus nos ensina que somos a luz e o sal terra, temos que levar vida, tornar as vidas estéreis das pessoas em vidas produtivas. Nosso chamado vai além das quatro paredes!

II Reis 3:8-18 As águas abundantes no deserto evitaram assim que os soldados e os seus cavalos morressem de sede, dando-lhe ainda uma completa vitória sobre os seus inimigos.

II Reis 4:1-7 Solucionou o problema de uma viúva em grande aflição. Repare que não faltou azeite, o que faltaram foram os vasos… "Deixa encher teu vaso, até transbordar....." diz um cântico.

Elizeu, O Hóspede

No capítulo 4, aparece um casal que recebia em sua casa o homem de Deus, quando por ali passava. Dizia a mulher a seu marido: "Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus" (II Reis.4:9). Sendo cada um de nós luz do mundo, não podemos ficar sem sermos notado, aonde quer que estejamos as pessoas vão notar em nós a presença de Jesus, “vejo que ele é um homem de Deus”. Como podemos ser observados como homens e mulheres de Deus? Através do nosso testemunho. Testemunhando sobre Jesus, que Ele salva, cura, liberta e que breve há de vir e resgatar Sua noiva. Aproveite todos os momentos de sua vida e faça dela um testemunho vivo de que Jesus mudou sua vida..

Ainda neste capítulo lemos que aquele casal hospitaleiro, fez um "pequeno" quarto (II Reis 4:10) para Eliseu. Diz que o quarto tinha apenas a mobília indispensável. Este homem de Deus não buscava comodidade, luxo, um grande e luxuoso hotel cinco estrelas. Elizeu era um homem de Deus e o seu tesouro não estava em coisas passageiras, estava centrado no Reino de Deus, nas coisas do alto. Olhai para os montes de onde vem o teu socorro? Meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra (Salmos 121:1-2)

O Homem de Deus é chamado para dar vida e não morte

II Reis 4:31 Agora encontramos no quarto o menino prometido, mas sem vida. Com a chegada do homem de Deus, tudo mudou! Aleluia! Você é um homem de Deus, uma mulher de Deus aceite o chamado venha trazer vida àqueles que estão mortos.

II Reis 4:39-41 Havia morte na panela, mas pela intervenção do homem de Deus o que estava causando morte tornou-se em vida.

Abundância de alimento
 
II Reis 4:42-44 Aqui vemos que havia pouco pão para uma centena de homens, mas o homem de Deus estava presente e disse: " E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma” Este fato nos lembra a multiplicação dos pães e dois peixes, quando ficaram saciados quase cinco mil homens, além das mulheres e das crianças, e sobraram ainda 12 cestos (Mt14:15-21).


Um ministério de cura e fidelidade com a Palavra

II Reis 5:1 - 16 Naamã é curado da lepra. A sua carne é purificada, tornando-se como a de um menino. O homem de Deus nada aceita de Naamã. Naamã trazia consigo prata, ouro e vestidos (5:5), mas nada disso o homem de Deus desejou. Ele não buscava bens terrenos, mas sim bens espirituais. I Timóteo 6: 9-11 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.


Homem de visão

II Reis 6:14-16 A cidade onde Eliseu e Geazi se encontravam, estava agora cercada por cavalos, carros e um grande exército. Geazi apavorado disse: "Ai, meu senhor! que faremos"? Mas o homem de Deus disse-lhe: "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles."

Eliseu era um homem de visão, muito confiante. O Senhor dará visão de águia, não vacilará os teus pés, a Palavra do Senhor diz em Provérbios 28:1 “Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão”

Um homem de Deus deve amar os inimigos

Eliseu tratou os que vinham para o prender ( 6:21-23) "Apresentou -lhes um grande banquete". Depois desse banquete, não entraram mais as tropas dos sírios na terra de Israel. Jesus também amou também o homem que estava entre aqueles que O perseguir, vinha para O prender. O apóstolo João diz que se chamava Malco, mas o médico Lucas diz que o Senhor o curou. Em Prov.25:21,22 lemos “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber. Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá”

 
Um homem de Deus com grandes obras

Eliseu foi um homem de grandes obras (II Reis 8:4). As obras é que contam para o Senhor. A fé sem obras é morta (Tiago 3:26). Depois da nossa partida são só as obras que nos seguem (Apocalipse 14:13 “ E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem”.

Deus é Salvação!

Quando Elias se separou de Eliseu, sendo trasladado ao céu, a sua capa caiu e Eliseu é que a tomou. Quando Eliseu estava junto ao rio Jordão para o passar, não confiou na capa (não tinha virtude alguma), nem clamou por Elias (já não vivia), Invocou sim o Deus de Elias!. Só o Senhor nos pode ajudar! (Salmos 50:15 “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás) .

O nome Eliseu significa DEUS E SALVACAO! E o profeta bem sabia isso. Assim é o teu chamado, levar a Salvação aos povos, falar de Jesus, o caminho, a verdade e a vida, dizer que Ele é o hoje, o ontem e eternamente será o mesmo, que Ele perdoa os nossos pecados, que Ele é nosso advogado, que Seu sangue nos purifica de todos os pecados, que por Ele e para Ele são todas as coisas. Ele é o primeiro, o princípio e fim, o alfa e o Omega, nEle subsiste todas as coisas. Você foi chamado para ser um profeta no meio desta geração. Que Deus te abençoe e te guarde e faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário