quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hoje é o dia da tua chamada.

Saulo nasceu em Tarso, conforme At 21.39 “Mas Paulo lhe disse: Eu sou judeu, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia; rogo-te que me permitas falar ao povo”, e em Atos 22.3 e diz ter sido instruído por Gamaliel, “Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje”. Tarso era uma importante cidade localizada na Cilícia, na costa oriental do Mediterrâneo, a norte de Chipre um notável centro intelectual.

Seu mestre era um dos mais famosos rabinos de seu tempo (At 5.34). Gamaliel foi seu professor (At 22.3), e provavelmente um neto do rabino Hilel, o líder de uma das duas grandes escolas de interpretação legal judaica. Em contraste com a escola de Samai, Gamaliel e a escola de Hilel eram conhecidos por sua indulgente interpretação da lei.

Saulo foi um ferrenho perseguidor da igreja, incansável, Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão (Atos 8.3). Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém (Atos 9.1,2).

Aos nossos olhos carnais, para este homem não haveria chance nenhuma de mudança, de transformação de vida, ele simplesmente era um homem sanguinário e frio. A Bíblia sagrada nos fala que ele consentiu com a morte de Estevão, “e, lançando-o fora da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo”, (Atos 7.58).

O Senhor tem pensamentos diferentes

Mas, “porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.9,10).

Hoje, você pode pensar que não tem jeito pra você, até teus amigos pensam assim, teus familiares ou você mesmo pensa isto de você mesmo, mas “O Senhor desfaz o conselho das nações, anula os intentos dos povos. O conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do seu coração por todas as gerações” (Salmos 33.10,11).

A chamada de Paulo pode ser a tua chamada

Os pensamentos do Senhor são mais altos assim como seus caminhos, Deus tinha outro plano para a vida de Saulo, assim também o Senhor tem outros planos para a tua vida, “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei” (Jeremias 29.11-14).

Saulo então, se prepara para ir a busca daqueles que estavam no Caminho para prendê-los, matá-los e assim saciar sua sede de ira, homens e mulheres deveriam ser presos. Saulo seguiu seu projeto e partiu para Damasco, suspirando o momento de exterminar aqueles seguidores de Cristo. Posso imaginar os pensamentos de Saulo, hoje será o fim, hoje será a derrocada destes seguidores, hoje acabo com a vida deles.

Na metade do caminho para Damasco uma grande luz brilhou ao seu redor e, ele caindo por terra ouviu uma voz que dizia “Saulo, porque me persegues?” e, sem saber Saulo perguntou “Quem és tu Senhor?”, esse diálogo deve ter sido intenso, lindo e profundo, e Jesus disse “Sou eu a quem tu persegues” (Atos 9.1-19).  Começa aqui o plano de salvação de Saulo, da mesma maneira começa hoje o plano de salvação da sua vida, você será impactado com uma luz vinda do céu e uma voz suave que vai te falar “Sou eu, Jesus”, os planos do Senhor não falharão, pois Ele é fiel.

Não importa o que você faz ou tenha feito, quem você é ou quem você era, pois Cristo Jesus faz todas as coisas novas, “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Isaías 43.18-19). Jesus quer fazer coisas novas em sua vida ainda que estejas na metade do caminho, a ponto de fazer uma loucura, hoje ele te chama para ser dele, propriedade particular do Senhor, te fazer rei, rainha, sacerdote real, nação santa, povo de propriedade particular dele (1 Pedro 2.9).

Faça esta oração comigo: Senhor Jesus, eu tenho sido infiel a Ti, não tenho escutado a Tua voz, e em muitas vezes tenho sido como Saulo, mas hoje Senhor Jesus, eu me rendo aos Teus pés e imploro o Teu perdão. Lava-me com o Teu precioso Sangue. Senhor, eu me arrependo de todos os meus pecados e Te recebo como meu único e exclusivo Senhor e Salvador da minha vida, amém.

Paz seja contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário