sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vamos atravessar o Rio Jordão


Aparentemente é uma tarefa simples, um pouco difícil, mas possível de ser realizada para um homem experiente como Josué, Deve ter pensado Josué. Porém muitos são os planos dos homens a palavra final vem da boca do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito (Provérbios 16:1,2)

Deus tinha outra estratégia para passar por aquele Rio, de correnteza forte, um rio que transbordava sobre todas as ribanceiras, todos os dias da sega. (Josué 3:15), esta era a prova de fé de Josué. Qual será a prova que Deus colocou para provar a sua fé?


Provérbios 3:5-6 "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas".



Josué era um homem experiente, passou décadas, para ele não era novidade ter que começar uma nova tarefa, a final de contas ele teve Moisés como mestre. O Senhor estava dizendo apenas esforça-te, tenha bom ânimo, e siga conforme a lei que o meu servo Moisés te ordenou. Como fui com Moisés serei contigo. Não havia dúvidas. Apenas confiem em mim e estarei contigo e com o teu povo.

Para Josué esta tarefa não seria tão difícil, era só atravessar o Jordão, imagino que ele poderia ter pensado, vou preparar barcos, pontes, será deste jeito, do nosso jeito. Mas, Deus disse a Josué no capítulo 3.12,13 “Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem; Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas”.

O Rio Jordão nasce a uma altura de dois mil metros ao redor monte Hermom, descendo até o Mar Morto. O Rio Jordão enfrenta uma queda considerável até chegar ao seu destino. A velocidade da água era fantástica. Agora a prova da travessia era outra, o plano de Deus era outro. Muitas vezes achamos que para alcançarmos nossas benções não teremos problemas, será fácil, pois Deus é conosco, quero te dizer que mesmo Deus estando conosco o Seu plano é que vai prevalecer não o nosso.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. (Isaías 55:8-10)

O Senhor disse como era o Seu plano de travessia, basta somente crer na promessa e dar o primeiro passo para alcançar o objetivo desejado, mas não será fácil. Lembre-se, Deus está dizendo a Josué eu já abri o caminho basta que vocês pisem nas águas do Rio do Jordão. O Senhor está dizendo para você agora, acredite em mim, ainda que a prova seja difícil, eu já abri o caminho para você, basta que creias!

Foi assim com Josué e os sacerdotes, eles deram o primeiro passo: E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. (Josué 3:15-17).

O Senhor está nos ensinando que temos assumir alguns riscos por acreditar nEle, mas temos que confiar. Ao assumirmos estes riscos, Ele está nos preparando para sermos a pessoa que Ele quer que sejamos, não pela nossa força, nossa inteligência, nosso conhecimento, mas é pela forte mão e poderosa de Deus que alcançaremos o outro lado, a vitória prometida. Qual será o seu Rio Jordão, qual será o seu plano de ação, o seu plano de ação não é o melhor, mas o plano de ação de Deus em sua vida. O poder de Deus será liberado sobre a sua vida quando você realmente confiar nEle, então deixe que todo trabalho seja dEle e o nosso trabalho será apenas em confiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário