quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E, porque, mesmo em oração, há provações que não conseguimos vencer?




A situação do Rei Davi quando ele cometeu adultério, seguido de morte.

A narrativa do capítulo 12 de 2 Samuel até o verso 12 nos dá uma ideia de como ficou o universo do Rei Davi. Antes de chegar ao arrependimento Davi passou a orar, buscar a Deus mostrava-se arrependido, mas faltava algo mais. O Salmo 51 é uma declaração extraordinária poderosa sobre as profundezas do pecado e do arrependimento. Davi torna-se culpado de um grave pecado, na questão de Urias, marido de Bate-Seba.

E no Salmo 32 vemos alguns direcionamentos de Deus a respeito da confissão de pecados. Por exemplo, no verso 3 o salmista percebeu as consequências do pecado em seu corpo. O sentimento de culpa imobilizava e debilitava o salmista. Posso conjecturar aqui o seguinte, enquanto Davi não confessasse seu pecado as provações não cessavam ou pelo menos não diminuíam, foi necessário uma tomada de decisão importante diante daquela situação, e isto era uma prova que Davi tinha que vencer, mostrar-se arrependido diante de Deus, confessando seu pecado e foi justamento isso que ele fez.

Como não vencer algumas provações

Alguma coisa está faltando ou você está usando a arma errada ou seu armamento está velho e precisa ser renovado não estou falando restaurado, mas, renovado. Em Filipenses 4.13 “tudo posso naquele que me fortalece”. Quem é que te  tem fortalecido em meio as provações, sua carne ou o Espírito Santo? Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo (2 Co 10.4-5). E, Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder
(Ef 6.10)

Contra a Verdade não existem argumentos

A Verdade é clara, só não vence no meio das provações quando acontece; primeiro, falta de confissão de pecados, segundo armas obsoletas, terceiro fortalecimento em fontes erradas. No caso primeiro, isto é, falta de confissão de pecados, a solução que encontramos está no Salmo 32.5 “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”

Quando não confessamos pecado acontece algo dentro de nós “Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio (Sl 32.3-4). Nosso Deus não deseja que você passe o resto de sua vida aqui na Terra passando por esta situação.

A consequência da confissão é fantástica

Ele nos garante o perdão “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.8-9) e o fruto disso é segurança “Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o
caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão. O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração. (Sl 32.7-11)

Armas obsoletas. Troque seu armamento hoje

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,  mando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Ef 6.11-17)


Fortalecimento em fontes erradas

O Senhor Jesus diz “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. (Jo 7.37-38). Busque esta fonte, fonte de vida, força e de poder. Sei que Aquele que te fortalece irá te dar forças para vencer as provações, a final Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, falando Ele não o cumprirá" (Nm 23.19)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz (Nm 6.22-26).


Oração de arrependimento

Senhor Jesus eu me arrependo de todos os meus pecados e  hoje eu te recebo como meu Senhor e exclusivo Salvador, perdoa todos os meus pecados e escreve o meu nome no Livro da Vida, amém!
 
Deus te abençoe,

Nenhum comentário:

Postar um comentário